levantamento

Índices de criminalidade diminuíram em Santa Maria em 2019

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Suspeito do assassinato de Verônica Oliveira foi preso temporariamente em 2019

O delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, diz que "2019 foi um ano com bastante coisa e há muito a se comemorar". A frase dele é referente aos resultados do Índice de Criminalidade de Santa Maria, apresentados na sexta-feira pela Polícia Civil, que reforça a queda no número de homicídios no município. A cidade teve queda de 21% nos crimes contra a vida, o menor registrado nos últimos 6 anos, como publicado na edição do dia 2 deste mês. 

Estado tem o menor índice de assassinatos em 10 anos

De acordo com o delegado, foram registradas 48 mortes, sendo 41 homicídios dolosos, 3 latrocínios (roubo com morte) e 4 feminicídios. A matéria publicada dia 2 de janeiro apresenta 45 homicídios, pois os latrocínios não estão contabilizados no total, já que o primeiro crime foi o roubo e a ação resultou em morte da vítima.

Além disso, Meinerz explica que apesar de o tráfico de entorpecentes apresentar aumento nos números ano a ano, isso significa mais ações de sucesso por parte da polícia.

- Não representa mais casos de tráfico. Mas, sim, mais ocorrências que, por consequência, são mais apreensões. Então, é algo para se comemorar - reforça o delegado regional.

Preso em Santa Maria investigado por ações criminosas em Santa Catarina

COMPARATIVO
Meinerz ressalta que os números de Santa Maria são positivos, mesmo nos casos com aumento, como o roubo de veículos, quando comparados a outras cidades gaúchas de porte semelhante. Ele diz que a cidade tem cerca de 160 mil carros circulando, assim, o registro de 25 roubos, é baixo.  

O delegado ainda lembra que destas 25 ocorrências, a Polícia Civil constatou que sete eram falsas, o que passa para 18 roubos. E todos os carros foram recuperados pela polícia.

Outro dado apresentado é que, em 2019, 448 pessoas foram presas em Santa Maria e 276 nas cidades do entorno.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

*Nos anos anteriores, a Polícia Civil contabilizava os feminicídios junto com os homicídios, sem discriminar os casos nas investigações.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem morre afogado no interior de São Sepé Anterior

Homem morre afogado no interior de São Sepé

Três ocupantes de carro com placas de São Gabriel morrem em acidente Próximo

Três ocupantes de carro com placas de São Gabriel morrem em acidente

Polícia/Segurança